IMPRESSIONAR COM PALAVRAS

Há tempos venho observando a capacidade que algumas pessoas têm em falar bonito. Uma simples palavra pode transformar todo um contexto.

Resolvi escrever sobre isso quando estava saindo para o almoço hoje. Um colega me disse que estava indo comer uma suculenta lasanha acompanhada de um saboroso vinho chileno. Depois ele caiu na risada e disse que era lasanha congelada. O vinho tinha sido aberto no domingo e já tinha perdido as propriedades por ter ficado uns dias aberto.

Um outro colega, dotado de uma inteligência invejável, uma velocidade de raciocínio sem igual, uma memória fantástica e uma capacidade de, usando apenas palavras pomposas, transformar um ato simples em um evento gigantesco.

A capacidade de abstrair do óbvio que algumas pessoas têm ou adquirem com o tempo, são de grande valia para você conseguir um emprego, conquistar alguém, impressionar os amigos e assim vai. Calma lá. Você pode não estar entendendo nada. Vamos exemplificar:

Você está no trabalho e algo deu errado. Você tem que se explicar para o chefe e diz: “o projeto parou por falta de material”. No lugar disso você poderia dizer algo como: “O prazo estipulado previamente para o projeto está a deriva de seu prumo original em função de problemas logísticos com a matéria-prima. O fornecedor agendou nova data para a entrega dos componentes primários, sem os quais a produção pode ter continuidade. Tão logo seja possível, retomaremos a produção.”. No mínimo o chefe está impressionado com sua capacidade de dizer: “Fodeu! Esqueci de ver se precisava material e não pedi mais.”.

Claro que a “sopa de letrinhas” é essencial para falar bonito e não dizer nada. Quando você tem que concluir alguma coisa e não sabe o que dizer, nem tem a menor idéia de por onde começar, use palavras como: “levando em consideração que o mundo é composto de grandezas paradoxais, podemos concluir que…”. Reparou no tanto de coisas que você falou e não disse nada? Nesse meio tempo você já pensou um pouco mais e pode fazer o fechamento do seu maravilhoso discurso, com um pouco mais de consistência.

Sem contar no americanismos e nas siglas. Logo que entrei na faculdade, veio a onda do DOS. Quando ouvi isso a primeira vez não tinha a menor idéia do que era. Fiz cara-de-paisagem, como se estivesse entendendo. Depois fui pesquisar o que era. Tinha tanta sigla que deixava a gente tonta. Cheguei a ler um livro chamado ATL – Abreviação das Três Letras. Até um tempo, realmente a maioria das siglas eram com três letras. Atualmente, acredito que pela saturação das ATLs, as siglas estão tomando proporções maiores.

Alguns emails circulam com dicas desse tipo de coisa. Recebi um email com várias opções de frases e parágrafos prontos que você pode usar em qualquer situação. Falam muito e dizem quase nada. Infelizmente algumas coisas a gente perde com o tempo e esse email foi uma delas.

Há pessoas que te convencem apenas pela forma de falar, tom de voz e convicção. Você passa a admirar a pessoa e não sabe porque. Essas pessoas podem estar falando a maior bobagem do mundo e você acredita.

Para chegar no estágio de idolatria, você precisa ler muito. Muito mesmo. Assim você terá bagagem cultural, vocabulário e muito mais para poder convencer que você realmente tem tudo isso. Senão, comece a adquirir um vocabulário técnico-americano que se encaixa em qualquer situação. Aprenda umas palavras novas a cada semana e use com freqüência no dia-a-dia. Logo você estará doutor no “embromes”.

Seja firme, olhe sempre nos olhos, fale a maior bobagem que for. Você vai ver como funciona.

About these ads

1 Resposta so far »

  1. 1

    [...] 19, 2008 · Arquivado em Utilidade pública Vocês lembram do post IMPRESSINAR COM PALAVRAS? Pois bem, achei o que estava procurando há [...]


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: